Os Ensaios Não-Destructivos são verificações de integridade e fiabilidade dos bens dos clientes para assegurar a sua conformidade com os requisitos de operabilidade e mitigar o risco de despesas tempos de paragem do processo.
A CG com o seu pessoal experiente e qualificado, e equipamentos apropriados de acordo com todos os requisitos aplicáveis, realiza vários tipos de ensaios tanto em materiais acabados como semi-acabados para verificar possíveis descontinuidades sem interferir com a integridade e características físicas dos activos.
Consiste na aplicação de um líquido específico na superfície do material a inspeccionar, a fim de verificar possíveis descontinuidades – poros, fissuras, etc.
Um campo magnético é induzido na peça a ser analisada, de modo que quando se adicionam partículas magnéticas, estas são atraídas para a descontinuidade.
Um método que combina electricidade e magnetismo para detectar e avaliar falhas, fissuras superficiais, corrosão, ou outras condições nos activos.
As ondas sonoras ultra-sónicas são enviadas através do material e a partir do feedback é possível saber onde existem descontinuidades no activo.
Trata-se de um processo de baixo custo que consiste em examinar de forma visual a integridade do activo de acordo os requisitos aplicáveis.